Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

fexoopakote.co.cc




ONLINE
1





 

 

 

 


Total de visitas: 22453
Notícias de hoje

 

Presidente do Irã

chega a Brasília

antes do horário previsto

Lula e Ahmadinejad devem assinar acordos em oito áreas.
Iraniano vem acompanhado por 280 autoridades.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, chegou a Brasília por volta de 10h da manhã desta segunda-feira (23). Inicialmente, o voo do presidente iraniano estava previsto para aterrisar na Base Áerea da capital às 10h30. Acompanhado por uma comitiva de autoridades políticas e empresariais, ele segue uma agenda de compromissos durante todo o dia e tem partida marcada para terça-feira (24) pela manhã. Em 50 anos, esta é a primeira missão oficial de um chefe de estado iraniano ao país.

De acordo com a assessoria do Ministério das Relações Exteriores, o primeiro compromisso agendado para o presidente iraniano é a chegada ao Palácio Itamaraty, às 11h25. O iraniano tem encontro privado marcado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, ao longo do dia, também deve encontrar os presidentes da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Um almoço em homenagem ao presidente iraniano, oferecido por Lula, está marcado para as 13h. Desde 2008, os dois presidentes já se encontraram em duas oportunidades. A primeira no Equador e a segunda nos Estados Unidos. Esse será o terceiro encontro entre Lula e Ahmadinejad. 

Em entrevista coletiva na sexta-feira (20), o embaixador iraniano no Brasil, Mohsen Shaterzadeh, não deu detalhes sobre os assuntos que serão tratados por Ahmadinejad e Lula, mas disse que os dois presidentes devem assinar acordos de cooperação em pelo menos oito áreas. Parcerias para atividades em setores de cultura, tecnologia, energia, mercado financeiro e agricultura são algumas das ações previstas. Na questão financeira, Brasil e Irã devem firmar acordo entre a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a bolsa de valores iraniana. 

 

Para Lula, somente a paz poderá garantir o crescimento dos países, a tranquilidade dos povos e a melhoria de vida das pessoas no Oriente Médio. "Fico extremamente feliz que o Brasil possa em uma mesma semana, dez ou 15 dias, receber o presidente de Israel [Shimon Peres], o presidente da Autoridade Palestina [Mahmoud Abbas] e o presidente do Irã. Isso mostra a diversidade das relações internacionais do Brasil e com todos vou conversar a mesma coisa: conversei de paz com o presidente Shimon Peres, com o Mahmoud e vou conversar com o Ahmadinejad", disse Lula. Em entrevista concedida no domingo (22), o presidente brasileiro afirmou que tem trabalhado pela realização de uma partida de futebol no Oriente Médio, chamado por ele de “jogo da paz”.

 

Segundo o embaixador iraniano, Ahmadinejad deve fazer um discurso no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), por volta das 18h, onde vai responder perguntas de estudantes e jornalistas. Segundo a assessoria do IESB, ele quer debater suas ideias com a população de Brasília e estará aberto a perguntas de temas que vêm provocando polêmica na comunidade internacional como a inexistência do holocausto, o domínio da tecnologia nuclear e a perseguição religiosa.

Também no domingo (22), após votar na eleição do PT, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff destacou a importância da visita iraniana ao Brasil. “A presença do presidente do Irã aqui é uma clara indicação de que somos um país com relevância internacional. Ninguém antes queria saber nossa opinião sobre conflito árabe-israelense, nem pedia para a gente uma posição no sentido de construir a paz no Oriente Médio. Acho que é muito importante que o Brasil assuma esses papeis que cada vez mais serão dele”, completou a ministra.

Comitiva

Composta por 280 autoridades, a comitiva conta com 150 empresários iranianos e vai permanecer três dias no Brasil. Nesse período, eles irão participar de reuniões com empresários brasileiros. O Ministério das Relações Exteriores e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) estão à frente da organização dos encontros. Segundo o embaixador do Irã no Brasil, as discussões serão organizadas em grupos por setor de atividade industrial.

"Uma grande delegação política e econômica iraniana virá ao Brasil na segunda. Teremos uma grande cooperação bilateral. Serão 280 autoridades políticas e empresariais do irã que virão em dois aviões. Sendo que o seminário entre empresários do Irã e do Brasil deve reunir 350 líderes", relatou o embaixador iraniano.

Protestos

Perguntado sobre os protestos de entidades de Direitos Humanos e de setores da política brasileira contrários à visita do presidente iraniano, na sexta-feira (20), o embaixador argumentou que a maioria da população brasileira estava "contente" com a visita de Ahmadinejad. Na avaliação dele, o Irã é o país mais democrático do Oriente Médio. "Observamos que a maioria da população brasileira está contente com a visita. Certamente o presidente da Câmara e o presidente do Senado conhecem a realidade do Irã. O Irã é um país cem por cento democrático, é o país mais democrático do Oriente Médio. Todas as bases de governança são baseadas no voto popular", respondeu o embaixador.

 

Cerca de 300 pessoas, segundo a Guarda Municipal do Rio de Janeiro participaram na manhã de domingo (22) de um protesto, na orla de Ipanema, na Zona Sul. Os organizadores do evento calcularam em cerca de 1.500 o número de participantes

 

 

Cresce

avaliação positiva

 do governo e

de Lula

 

 

Em novembro, o governo Lula obteve avaliação positiva de 70% dos pesquisados, contra os 65,4% registrados em setembro. A pesquisa avaliou também o desempenho pessoal do presidente, que chegou, em novembro, a 78,9% em setembro esse índice estava em 76,8%.

 

Realizada entre os dias 16 e 20 de novembro período posterior ao blecaute ocorrido no dia 10 , a pesquisa abrangeu 24 estados e entrevistou 2 mil pessoas em 136 municípios das cinco regiões do país. A margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

 

"A princípio, o blecaute não influenciou negativamente a avaliação do presidente ou do governo e nem colou na imagem do presidente ou de sua candidata, Dilma Roussef. Mas isso precisa ser melhor avaliado para ficar mais claro, uma vez que não fizemos perguntas específicas sobre o tema, como também não fizemos sobre o desmoronamento de três vigas na obra do Rodoanel. Mas isso deverá ser feito na próxima pesquisa", disse o presidente da CNT, Clésio Andrade.

 

Para o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, o crescimento da avaliação de Lula tem como carro-chefe a economia. "Está claro para a população que Lula melhorou o país e o projetou no exterior.

Apagão leva

caos a mais

de 60 milhões

de brasileiros

 

 

O blecaute atingiu dez estados (800 cidades) e até o Paraguai. Com os sinais em pane, o trânsito ficou caótico.

O apagão que começou às 22h de ontem assustou o Brasil. Deixou várias metrópoles totalmente paralisadas, às escuras. Com os sinais em pane, o trânsito ficou caótico. Muita gente acabou presa nos elevadores. Hospitais tiveram que transferir pacientes às pressas.

Por toda a capital paulista, os moradores enfrentaram problemas. A falta de energia deixou a cidade totalmente no escuro, provocou acidentes de trânsito e colocou serviços de emergência a postos nas ruas.

A maior cidade do país sumiu. Do alto, só era possível medir a extensão das pistas nas principais vias pelos faróis dos carros. Ruas e avenidas ficaram lotadas de motoristas e pedestres confusos.

“Fiquei um tempão para atravessar, quase dez minutos”, diz uma jovem.

Bares e restaurantes improvisaram luz de velas. Mas o medo de ser vítima de algum tipo de crime fez alguns comerciantes fecharem as portas mais cedo: “O pessoal da polícia passou dizendo que tem arrastão do Centro para cá. Vou fechar senão roubam tudo e é pior”, aponta o dono de um bar.

No Centro da cidade, os prédios pareciam abandonados. Na janela, moradores ansiosos esperavam a volta da energia. Até abastecer o carro ficou difícil: “As bombas não funcionam, só com energia, caso contrário não sai gasolina”, explica o frentista.

O Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) foi chamado para socorrer um homem que sofre de problemas respiratórios. A bateria do aparelho que o ajudava a respirar acabou e não havia energia para recarregar o equipamento. Ele foi levado para um hospital que tem gerador.

“A pessoa dependia do aparelho, o aparelho acabou descarregando a bateria, e a gente veio apoiar. Parece que levaram até o nosso oxigênio portátil”, diz o atendente do Samu.

Às quase 2h, em um ponto dos Jardins, um bairro nobre de São Paulo, funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego trabalham para controlar o trânsito. No cruzamento de duas avenidas importantes da cidade, sete semáforos apagados, um perigo tanto para os motoristas como para os pedestres.

“Tem que tomar cuidado porque os carros viram se avisar. Acham que não tem ninguém na rua”, comenta o estudante Jean de Souza

Alguns acidentes de trânsito aconteceram na cidade durante a madrugada. Em um, o carro que subia a avenida não viu o veículo preto estacionado e acabou batendo. Ninguém saiu ferido.

Aos poucos, a iluminação foi voltando, em alguns pontos da capital paulista, para o alívio da população. 

Durante o apagão, muita gente ficou presa em elevadores. Acompanhe, em vídeo, o flagrante de um salvamento em São Vicente, no litoral paulista.

 

 

 

 

 

 

 

 

Enchente
arrasta
 carro com três
estudantes em João Monlevade MG
Bombeiros retomaram as buscas pela manhã para tentar encontrar o grupo que voltava da faculdade em Itabira

 

Homens do Corpo de Bombeiros de João Monlevade (MG), na Região Central do Estado, retomaram na manhã desta terça-feia (10) as buscas para tentar localizar três estudantes de Educação Física que estavam em um carro levado pela enchente no Bairro Carneirinhos, na noite de segunda-feira (9). 
 

Segundo a Polícia Militar, entre os desaparecidos está a motorista do veículo, Néia Laurentino dos Santos, 40 anos, que mesmo sendo alertada sobre as fortes correntezas, tentou atravessar. 
 

Também estão sendo procurados Daniel Grijó, 20 anos,e  Desireé Gomes Pimenta, 20 anos. Eles retornavam de uma faculdade em Itabira (MG), a 30 quilômetros de João Monlevade. O carro foi encontrado a 1,5 quilômetros do local.
 

Em Minas, as chuvas já mataram cinco pessoas desde setembro deste ano. Balanço da Defesa Civil Estadual revela que 12 cidades decretaram de estado de emergência, 994 pessoas ficaram desabrigadas e 2.994 desalojadas. As enchentes e quedas de encostas derrubaram 20 casas e 123 pontes.

     

 

 

 

Câmara dos EUA

aprova reforma da

saúde impulsionada

 por Obama

Projeto recebeu 220 votos dos deputados e segue agora para o Senado.
Prioridade do presidente, projeto divide opiniões de americanos.

A Câmara de Representantes (Deputados) dos Estados Unidos aprovou na noite deste sábado (7), no horário local, a proposta de reforma do setor de saúde do país. A aprovação é uma vitória para o governo Barack Obama.

Apesar da grande maioria dos democratas na Câmara, o resultado foi apertado – o projeto recebeu 220 votos a favor, apenas dois mais que os necessários. Votaram contra 176 republicanos – só um o apoiou –, assim como 39 democratas de orientação moderada, a maioria de distritos conservadores do sul do país. 

Nancy Pelosi, presidente da Câmara de Representantes, anunciou a aprovação do projeto. (Foto: Jim Watson/AFP)

"O projeto está aprovado", disse com um grande sorriso no rosto a presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, após anunciar o resultado, entre os aplausos e os gritos dos democratas.

 A maioria dos republicanos criticou a medida que custará 1 trilhão de dólares, novos impostos sobre os mais ricos e o que chamaram de excessiva interferência do governo no setor privado de saúde.

 Para Barack Obama, o resultado é uma vitória muito importante, pois o projeto é uma das prioridades de seu governo, fato sonhado por seus antecessores democratas, mas nunca alcançado.

 "Graças ao trabalho duro da Câmara estamos a dois passos de conquistar a reforma dos planos de saúde nos Estados Unidos. Agora o Senado dos Estados Unidos deve acompanhar e aprovar sua versão da lei. Estou absolutamente confiante de que assim será", disse o presidente em comunicado depois da votação.

A votação aconteceu às 23h, após 14 horas de uma sessão extraordinária. O projeto passa agora para o Senado, que terá de aprovar sua própria versão da reforma. Posteriormente, ambos os textos deverão ser harmonizados e as duas câmaras terão que se pronunciar sobre o documento final. 

 

 

 

 

Veja os ministros

cotados para

disputar as eleições

em 2010

 

Dilma Rousseff, Tarso Genro, Carlos Minc e Paulo Bernardo estão na lista.
Ministros que serão candidatos têm de deixar o cargo até o início de abril.

Ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva que devem disputar as eleições no ano que vem. O levantamento foi feito por meio de consultas aos partidos e às assessorias dos ministérios.

De acordo com a legislação eleitoral, os ministros que forem se candidatar têm de deixar os cargos até o início de abril, seis meses antes da eleição. Veja o infográfico.

 

 

 

 

Sobe para 12 o número

 de mortos em ataque

suicida no Paquistão

 

Suicida explodiu-se quando prefeito antitalibã visitava mercado.
Atentado ocorreu na cidade de Peshawar; 35 ficaram feridos.

Pelo menos 12 pessoas morreram neste domingo (8), entre elas o prefeito de um vilarejo antitalibã, e 35 ficaram feridas em um atentado suicida nos arredores da cidade paquistanesa de Peshawar, noroeste do Paquistão, informaram autoridades. Informações divulgadas anteriormente falavam em 10 mortos.

  

O suicida explodiu-se quando Abdul Malik, prefeito do vilarejo de Matni, estava visitando um mercado lotado de pessoas e animais sendo vendidos para o festival muçulmano de Eid al-Adha. 

"Doze pessoas foram mortas, incluindo uma criança de quatro anos, e 36 pessoas ficaram feridas", disse à agência Reuters Mohammad Mukhtar, médico no principal hospital público de Peshawar. 

Matni fica perto das terras ilegais onde militantes islâmicos são ativos. Eles iniciaram uma campanha de ataques suicidas e a bomba no Paquistão nas últimas semanas em retaliação a uma ofensiva lançada pelas forças de segurança em seu principal bastião, na fronteira afegã. 

Outros ataques

"Malik já tinha saído ileso de vários ataques recentes, já que havia se rebelado contra os insurgentes", disse o chefe da Administração de Peshawar, Sahibzada Anis, citado pela rede de TV "Geo".

Anis explicou que Malik apoiou os talibãs no passado, mas que depois decidiu formar uma milícia tribal para combatê-los.

Segundo a "Geo", sete veículos ficaram destruídos e vários edifícios sofreram avarias por causa da explosão.

O primeiro-ministro do Paquistão, Yousuf Raza Gillani, condenou o atentado, assim como outras autoridades políticas.

 

 

 

Pré-sal vai

produzir 1,8 milhão

de barris por dia em 2020,

 diz Gabrielli

 

Investimentos chegarão a US$ 111 bilhões, diz presidente da Petrobras.
Empresa levou 53 anos para atingir produção de 1,8 milhão barris diários.

 

José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras, em debate sobre o pré-sal em setembro

 

A Petrobras prevê atingir a marca de 1,8 milhão de barris diários de petróleo extraído da camada pré-sal em 12 anos, disse o presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, em vídeo publicado neste domingo (8) no blog da estatal. Atualmente, são produzidos apenas 30 mil barris diários do pré-sal.


“O que nós fizemos em 53 anos pretendemos fazer em 12 anos”, disse Gabrielli, em referência à produção total da empresa em 2006, de 1,8 milhão de barris diários. Atualmente, a produção diária é de 2,5 milhões de barris. “Esse número é muito interessante porque de 2009 a 2020 estamos falando em 12 anos. Lembre-se que a Petrobras levou 53 anos para atingir a marca de 1,8 milhão de barris."

 

Segundo Gabrielli, a Petrobras vai investir US$ 11 bilhões até 2020 para atingir a meta prevista de extração do pré-sal. Até 2013, a empresa deve investir US$ 28,9 bilhões e atingir a meta de 220 mil barris diários originários do pré-sal. Hoje, a Petrobras produz cerca de 30 mil barris do pré-sal –15 mil de um poço na área de Tupi, no litoral do Rio, e outros 15 mil do campo de Jubarte, na costa do Espírito Santo. 

  O que nós fizemos em 53 anos pretendemos fazer em 12 anos. Esse número é muito interessante porquede 2009 a 2020 estamos falando em 12 anos. Lembre-se que a Petrobras levou 53 anos para atingir a marca de 1,8 milhão de barris"

 Gabrielli lembra no blog que a indústria do petróleo no Brasil movimenta cerca de 10% do PIB, 7% das exportações brasileiras e 12,5% da arrecadação federal, o que permitiria investimentos em outras áreas da economia não ligados à indústria do óleo.

Preço dos combustíveis

Gabrielli disse que o aumento da produção não significará preços menores dos combustíveis no mercado interno. “Infelizmente não é possível isso, a menos que nós isolemos o país. O Brasil não é uma ilha isolada do mundo. O petróleo não pode ser desconectado do mercado internacional.” afirmou.


Segundo ele, a empresa mantém uma “relação de longo prazo” com o mercado brasileiro. “A verdade é que nós temos uma política de que não repassamos ao mercado brasileiro as variações diárias dos preços internacionais. Nós mantemos uma relação de longo prazo, porque em última instância o que nós não estamos pagando não é o custo de produção do barril do petróleo, porque o petróleo é um produto que se esgota, no tempo ele vai se exaurir. Então, o custo do petróleo na verdade é o custo do novo barril, que você precisa encontrar e produzir para incluir, e esse custo é um custo internacional, infelizmente”, disse. 

Biocombustíveis

O presidente da Petrobras disse que a empresa mantém sua meta de aumentar sua produção de biocombustíveis. “Continuamos comprometidos em ampliar a produção, incluindo novas tecnologias, para exportar e aumentar nossa presença na produção de etanol. Estamos planejando a construção de alcodutos para trazer a nova produção de etanol para porto e viabilizar mais exportações”, declarou. 


Estamos fortemente concentrados na produção de etanol e biodiesel. Temos pequenos investimentos em [energia] eólica e solar. Achamos que a ênfase do nosso investimento deve ser nos combustíveis líquidos

Gabrielli disse que a empresa vai manter seu foco na produção de combustíveis líquidos, apesar de manter alguns investimentos em fontes alternativas de energia. “Estamos fortemente concentrados na produção de etanol e biodiesel. Temos pequenos investimentos em [energia] eólica e solar. Achamos que a ênfase do nosso investimento deve ser nos combustíveis líquidos.” 

Acionistas

Sobre a ampliação da oferta de ações da empresa, Gabrielli disse que os pequenos acionistas que não exercerem sua opção de compra para dobrar a participação na composição acionária – que deve ocorrer com a capitalização da Petrobras – terão uma diluição na participação dos dividendos, mas serão beneficiados no longo prazo pela valorização dos papéis da companhia.


“Nenhum acionista será prejudicado. Todo acionista terá o direito de comprar as ações na mesma proporção em que têm hoje. Se não quiser comprar, não exercerá o seu direito e vai reduzir, será um pouco diluído, no ganho dos dividendos. Porém, o valor da Petrobras aumentará, porque o capital aumentará e você [acionista] acabará sendo beneficiado pelo crescimento, no futuro, do valor da Petrobras”, afirmou Gabrielli.